07 abril 2006

Filme narra a vida de um violino trágico

Lançado em 1998, mas tendo seu lançamento nacional diretamente em VHS, o filme “O Violino Vermelho” (The Red Violin) é bela ficção construída a partir do caráter biográfico que os grandes instrumentos de cordas vão adquirindo com o passar dos séculos.

Dirigido pelo canadense François Girard, a história parte de um luthiê cremonense fictício, que no século XVII constrói um instrumento que ele entende como perfeito, que será dado de presente ao filho que ainda está por nascer. No parto, sua esposa morre, e o violino passa a então carregar uma estranha sina. Tal como na vida de um ser humano, a leitura de uma seção de tarô pontuará as grandes fases da vida do instrumento, que vai passar pelas mais diferentes mãos e países ao longo do tempo.

Estrelado por um elenco internacional e poliglota (o filme tem diálogos em italiano, alemão, francês, chinês e em inglês), o nome de maior peso é do norte-americano Samuel L. Jackson, que no papel do luthier Charles Moritz, que descobre este lendário instrumento perdido num imenso lote que será posto a leilão.

Apesar de alguns momentos que tendem ao piegas, o filme é uma boa realização na qual se destaca a bem cuidada trilha sonora de John Corigliano, vencedora do Oscar, a cargo de gigantes da música clássica, como a Philarmonia Orchestra sob a regência Esa-Pekka Salonen e solos do excepcional violinista Joshua Bell. Um filme para ser visto e ouvido.

[Publicado originalmente na Gazeta Mercantil. Versão sem cortes, sem edição, sem revisão!]

Nenhum comentário: