10 setembro 2008

Os maiores compositores da história da música

Abaixo minha resposta, por assim dizer, alternativa para uma "interessante" enquete, por assim dizer...:

Gioachino Rossini: no quesito largura, dizem que chegou a pesar mais de 100kg, o que foi muito para sua pouca altura (na foto ao lado, o compositor delineia um saciado sorriso após seu desejum de 2.800 kCal.)

Serguei Rachmaninov: com quase dois metros de altura, foi sem dúvida um dos maiores. Para ele, apenas o céu era o limite (na direita, o compositor dá autógrafos após um concerto).

Richard Wagner: seu peso e altura foram os normais para o padrão da época, mas dizem as más línguas que seu ego ocupava os espaço de dois Berliozes, três Chopinhos e dois Paste (seu ego era tão grande que não coube na foto que queria colocar aqui).

2 comentários:

Anônimo disse...

Aproveitando para postar esse vídeo da dupla Igudesman & Joo, músicos também admiradores da grandeza de Rachmaninov.
http://br.youtube.com/watch?v=ifKKlhYF53w

SemibreveBrasil disse...

Tamanho não deve mesmo ser documento! Bach deve ter sido um peso-pesado, literalmente, mas Elgar era magrinho, assim como Ravel, Tchaikovsky, Verdi, Beethoven, Chopin. Villa-Lobos já era mais cheio, um pouco, assim como John Williams (não o violonista). Vaughan Williams deve ter aprendido a gostar da comida francesa, pois ficou meio cheinho, também. O maravilhoso Mahler, acho que não tinha tempo de se alimentar, coitado! Mussorgsky devia adorar batatas (com vodka??). Mendelssohn acho que vivia de caviar russo.
Realmente, chego á conclusão de que tamanho não é documento...