26 dezembro 2006

Clássicos: o que fazer em caso de verão?!

Na praia, no campo ou mesmo pra quem ficou na labuta, algumas idéias para curtir o período de estiagem de concertos.

Pois bem pessoal, o ano passou, muita música rolou pelos ares, ouvidos e arrepios. Mas eis que chega a hora da estiagem de concertos, e para que realmente gosta de boa música (não falo apenas da dita-cuja clássica...), é quase um contra-ataque de horrores. Quem, num período como este, não teve que engolir muita música ruim compulsoriamente?

Tem o vizinho que se diverte em alto e bom som (bom?) com seu novo aparelho adquirido no natal. Tem mais um playboyzinho que neste exato momento está passando em frente da sua casa com o volume do carro no máximo. Tem o boteco a alguns metros de você, encorajando-o a encher a cara para, então, abstrair-se de tanta música medonha. Tem seus filhos (ou irmão, sobrinhos, enfim, estão todos no mesmo barco) vendo pela enésima vez aquele desenho animado com suas canções dubladas.

Para você, que até já perdeu a fé na humanidade diante de tanta barbárie sonora, segue algumas dicas para tornar suas férias (ou do trabalho, ou dos concertos) musicalmente mais instigantes. Vamos lá:

> Um: Pegue todos aqueles CDs que você comprou ao longo do ano e ouça-os com calma e prazer. Não vale ouvir no toca-discos do carro, ou enquanto arruma a casa, ou enquanto está internetando ou fazendo qualquer outra coisa. Desligue-se de tudo (celular, telefone, pc) e planeje ao menos uma horinha apenas ouvir - puro e simplesmente ouvir - música. Mesmo os versados na notação musical estão proibidos de acompanhá-las com partituras.

> Zwei: Choveu e, por um acaso, tem um PC conectado a banda larga perto de você? Ótimo! Acesse o YouTube e no campo onde você coloca o nome da "coisa" a ser procurada coloque o nome de seus intérpretes, compositores e obras prediletas. Acredite, você pode se surpreender com o que irá achar...

> Trois: Continuou a chover e não agüenta mais jogar tranca, buraco e pif-paf com a parentada? Então pegue seus CDs prediletos e deles selecione as faixas que mais gosta. "Como assim, desmembrar um movimento de sinfonia de sua completude artística?!" Sim, é isto aí mesmo. Faça uma seleção apenas dos momentos que mais gosta. Ou, se preferir, pense que fará uma seleção musical para uma pessoa amada (cônjugues, consortes, amantes, paqueras, filhos, amigos, etc). Uma dica para entender o que quero dizer é assistir ao singelo Alta Fidelidade. Para extrair as faixas do CD e, se quiser, transformá-las em MP3, recomendo o enxuto software CDex. IMPORTANTE: a ordem com a qual as músicas serão dispostas na seleção dizem muito sobre você ou sobre o você quer dizer à pessoa a quem a seleção é dedicada.

> Quattro: Filmes são sempre uma boa pedida, e assistir filmes prestando atenção em seu discurso musical é uma experiência estética singular. Algumas indicações especiais: Laranja Mecânica, Dançando no Escuro, Era uma vez na América, Fanny e Alexander, Ensaio de Orquestra, Match Point, entre muitos e muitos outros. Para sair de casa, tem O segredo de Beethoven, que anda relativamente bem recomendado por aí. Ainda não assisti, mas quem não se arriscaria para desfrutar de mais uma aparição de Ludwig van?

> ε (5 em grego, acho eu...): Deu pra dar uma escapadinha e sair um pouco de casa ou do trabalho (olha lá hein? me refiro a um outro tipo de escapada)? Então aproveite e fuçe nas lojas, mega stores, sebos, enfim, todo e qualquer lugar que possa ter música (ou ao menos um bom ar condicionado). Mas procure apenas por promoções. Quero dizer, busque por discos de bons selos e intépretes a preços interessantes (i.e., até uns R$ 25 num álbum simples até R$ 40 por DVD). Acredite, dá pra achar muita coisa bacana gastando "pouco". Mas cuidado, é de grão em grão (ou melhor, de disco em disco) que você sem querer pode encher o papo da galinha (isto é, algum banqueiro por aí...).

> Six: Claro, tem também os livros. Apenas para me concentrar no tema deste post, há ótimas dicas de livros sobre música lançados este ano. Dentre tantos, tenho duas especialmente agradáveis: as interessantíssimas Cartas, diários e cadernos de conversação, do grande Ludwig van e o monumental e apaixonante Jean-Christoph, romance em três volumes Romain Rolland sobre a vida de um compositor fictício. Vale muuuuuuuuuito a pena.

> Septum: E, claro, muitas vezes não há nada melhor do que simplesmente nada fazer. Ouvir o som dos passarinhos, ouvir o silêncio, enfim, desligar-se de verdade pode ser, muitas vezes, a melhor coisa a se fazer numa sociedade que insiste em entreter e "distrair". No máximo, faça uma caminhada, pegue uma estrada e toque dentro de sua cachola as músicas que mais ama (com qualquer equipamento sonoro no OFF!).

Assim sendo, bom verão, e para os privilegiados, boas férias!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimas dicas de verão... Adorei!
Valeu, amigão!
Silmara :-)

José Carlos Neves Lopes disse...

Gostei muito de suas sugestões, principalmente da indicação de "Era uma vez na América", filme maravilhoso que revejo anualmente.
O tema amizade tem ali um tratamento belíssimo e duro ao mesmo tempo.
Abraço.
José Carlos

Leonardo Martinelli disse...

Pois então José Carlos, "Era uma vez na América" é, aqui em casa, algo da família. E a trilha de Ennio Morricone é um caso à parte, somando-se a belíssima história. Dentro das trilhas, outra predileta minha é também de Morricone, "Cinema Paradiso". É de chorar a cada vez... Um grande abraço!