12 dezembro 2006

Um olhar pelos bastidores da "nova Osesp"

Trabalho acadêmico faz interessante panorama sobre a construção da orquestra de John Neschling

Neste início de dezembro as estudantes de jornalismo Isabel Braga, Karin Hueck e Vivian Almeida defenderam na Faculdade Cásper Líbero seu trabalho de conclusão de curso, que tinha como objetivo investigar "a construção da nova Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo", a Osesp.

Sob a orientação do professor Celso Unzelte, em "Em grande escala" o texto apresentado por estas jovens estudantes (agora profissionais) é fluído e agradável de ler. Imediatamente o trabalho tornou-se a principal referência acadêmica para quem quer compreender o processo de reestruturação desta que é considerada a melhor orquestra brasileira.

Subsidiada por uma grande quantidade de depoimentos e pela pesquisa aos arquivos dos principais veículos de mídia impressa brasileiros, "Em grande escala" tem como partida a era a.N. (antes de Neschling) da orquestra, desde seus claudicantes primórdios até a agonia administrativa que fazia coro à própria agonia física dos últimos dias de vida maestro Eleazar de Carvalho, antecessor de Neschling.

Apesar de se propor a contar a história da construção da nova Osesp, o ponto forte do trabalho é ênfase nos dois grandes escândalos pelos quais a orquestra passou na era d.N., isto é, as demissões de músicos na crise de 2001 e a lambança do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos, realizado neste ano (também tratado pelo OutraMúsica no seguinte link).

Com potencial para maiores desenvolvimentos, fica-se na expectativa que este trabalho venha a ser publicado e que nossa escassa literatura musical possa ganhar uma significativa contribuição.

Nenhum comentário: