Tenho ficado um pouco cansada destas histórias. A verdade é que eu já estudava canto no Conservatório de São Petesburgo e trabalhava como faxineira no Teatro Mariinski apenas para ver o maior número possível de apresentações. Entretanto, eu fiz minha audição com o maestro Valery Gergiev como qualquer outra cantora, e foi assim que ele me descobriu.
Quais cantores você admira e os tomam como referência?
Renata Scotto e Mirella Freni, definitivamente. Em relação à Rússia, considero o maestro Gergiev meu padrinho musical.
Como foi para você gravar para platéia internacional uma parcela do vasto repertório russo que, na verdade, é pouco difundido?
Na última década a recepção da ópera russa no mundo foi progredindo de uma forma muito bonita: apenas dez anos atrás composições russas eram muito menos conhecidas do que são agora. Esta mudança ocorreu porque Gergiev e o Teatro Mariinski têm trabalhado duro para isto, e tem levado ao palco muitas montagens para além da Rússia. E eu estou muito orgulhosa em fazer deste maravilhoso desenvolvimento.
Existe algum papel que ainda não tenha cantado na ópera?
Bem, é sempre uma questão se um determinado papel é adequado a minha voz. Alguns papéis, como a “Tosca”, de Puccini, ainda não são para minha voz.
Do que gosta da música brasileira, seja ela clássica ou popular?
Eu não conheço muito a música brasileira, mas estou ansiosa para explorá-la. Tenho escutado alguns artistas brasileiros, como Tom Jobim e João Gilberto, e adoro suas gravações. E todo mundo conhece “Garota de Ipanema”, é demais! Eu também gosto de samba e adoraria ao menos uma vez assistir ao Carnaval.
Trata-se de um fato grandes cantores e cantoras de ópera vir ao Brasil apenas após o ápice de suas carreiras. Quais são seus planos para nós?Eu adoraria cantar no Brasil. Infelizmente, tenho uma agenda muito carrega, mas espero em breve poder cantar por aí.
Foto: Anna Netrebko com seu assessor de imprensa, preparando-se para mais uma entrevista coletiva.
[Publicado originalmente na Gazeta Mercantil. Versão sem cortes, sem edição, sem revisão!]
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