23 abril 2012

Dia do Livro e a Música

Já que o pessoal está falando que hoje é o Dia do Livro (para mim, "todo dia é dia de livro"), faço então uma modesta seleção de ficções e poesias para meus amigos músicos. Isto porque, particularmente, não raro aprendi muita coisa sobre música e arte nestes textos de imaginação plena. Livros técnicos são importantes, mas somente a ficção dimensiona a poesia de nossa arte. Vamos lá:
- "Dr. Fausto", de Thomas Mann (narra a vida de um compositor no início do século passado pela perspectiva de seu melhor amigo. O filósofo e músico Adorno ajudou Mann a escrever as passagens musicais, verdadeiras sinfonias com sujeito, verbo e predicado)
- "Jean-Christophe", de Romain Rolland (um "romance de formação" de um compositor, livremente baseado na vida de Beethoven).
- "Música perdida", de Luiz Antonio de Assis Brasil (ambientado no Brasil da virada entre os séculos XVIII para o XIX, fala da trajetória de um "mestre-mulato")
- "The Roominghouse Madrigals", "Play the Piano Like a Percussion Instrument Until the Fingers Begin to Bleed a Bit" e "Hot Water Music", de Charles Bukowski (o velho safado sempre acaba dando um jeito de falar de música clássica tanto em sua prosa como em sua poesia. Estes valem muito a pena).
- "Kafka à Beira-mar", de Haruki Murakami (o célebre autor japonês tem verdadeira paixão por música clássica e jazz, e volta e meia ele convida seus leitores a megulhar no mundo dos sons. Neste título, um verdadeiro tratado da escuta improvável).
Tem muito mais! Mas estes daí em cima "dão pro gasto", rs. BOA LEITURA!

Nenhum comentário: