06 fevereiro 2008

OutraMúsica: balanço 2007

Em 2006 a empresa que administra o site de buscas Google lançou no mercado o serviço Google Analytics, um super analisador/contador de tráfego via internet. De graça, bastava você se cadastrar e colocar um script no código de seu site para ter um monte de informações sobre a circulação de cantinho internético. Pois bem, no final de 2006 (mais precisamente em 7 de dezembro) o Google Analytics passou a analisar o OutraMúsica (no ar desde 25.07.2005) a partir de sua home no Blogger (isto é, no endereço http://alteramusica.blogspot.com e não no www.outramusica.org, comprado apenas para facilitar o acesso de novos visitantes, redirecionando o acesso para o endereço Blogger).

Passado pouco mais de um ano já podemos contabilizar alguns número que, apesar de serem o que são (isto é, apenas números), deixam muito feliz este humilde e dedicado blogueiro.

Vamos lá. Em todo ano de 2007 foram contabilizadas 14.647 visitas, com 20.615 exibições da página principal.

clique sobre a imagem para ampliá-la

Tendo em vista o pouco tempo que a contagem foi oficialmente instalada no site, vale a pena dar uma olhada em todo seu histórico. Desde 7 dezembro de 2006 contabilizou-se 16.092 visitas e 22.810 da página principal.

clique sobre a imagem para ampliá-la

Deste total de visitas, 13.515 foram orginadas do território nacional. O segundo país que mais visita o presente blog é Portugal, com 1.380 visitas, seguido pelos EUA, com 303 visitas.

clique sobre a imagem para ampliá-la

Em terra brasilis, a conta fecha da seguinte maneira: Sampa lidera os acessos, com 5.534, seguido do Rio (1.036) e Belo Horizonte (557). Os números mostram uma concentração em Sampa, mas há um grande "porém": 3.368 acessos estão contabilizados como "not set", isto é, cujas origens não foram identificadas e podem ser de qualquer lugar do país.

clique sobre a imagem para ampliá-la

Apesar da concentração no Sudeste, o relatório geral mostra que o blog é acessado em todo país, nos mais diferentes Estados e regiões, tal como pode ser visualmente verificado no mapa abaixo (quanto maior for o círculo, maior é o número de visitantes naquela região):

clique sobre a imagem para ampliá-la

O que tudo isto quer dizer não sei ao certo, pois números tendem a ser frios e sua interpretação facilmente maleável e, por isto, tendenciosa. Deixo ao leitor esta ingrata tarefa.

Mas a mensagem mais importante é que não importa o número e o lugar, sempre haverá gente interessada em saber, discutir e pensar a música, e que a internet (à parte a Babel e a barbárie) pode sim ser utilizada para fins mais proveitosos.

E para aproveitar ainda mais, dê uma olhada nos sites relacionados no canto direito de seu monitor. E aproveite!

2 comentários:

Angelinha disse...

Parabéns para você e para o blog... Aliás, parabéns prô criador do blog: Você, ou Leonardo Martinelli ou Schu para os mais íntimos...
Angela Levy

Anônimo disse...

Como dizem os franceses, chapeau mon cher. Parabéns da Eugenia.