21 março 2013

La Cenerentola e seu belo “lado B”

Sem jovem nos palcos de hoje não haverá ninguém nos palcos de amanhã. Eu fui conferir a atuação do elenco jovem da Cenerentola do S Pedro. E você?  Leia minha resenha sobre a atuação dessas belas vozes no site da Revista Concerto: http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=327

13 dezembro 2012

“O rouxinol”, ou a cereja do sundae

Nunca é tarde para se fazer justiça: agora no site da Revista Concerto minha resenha da ópera "O rouxinol", de Igor Stravinsky, realizada no Teatro Municipal São Paulo com a Orquestra Experimental de Repertório regida por Jamil Maluf.
"O ano do TMSP termina com o canto do rouxinol, e espera-se que este belo canto seja um bom agouro para a nova fase que a instituição necessariamente iniciará a partir do ano que vem, quando teremos o início de um novo ciclo político ocasionado pela troca de poder na prefeitura paulistana. Boa sorte a todos nós!" Leia em http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=315

30 outubro 2012

Orfeu nas alturas

Algo de muito especial está ocorrendo na Praça das Artes em Sampa: uma exuberante montagem de "Orfeu e Eurídice", de Gluck, em produção do Teatro Municipal São Paulo com a direção cênica de Antonio Araújo e direção musical de Nicolau de Figueiredo. Minhas impressões sobre o espetáculo na resenha exclusiva para o site da Revista Concerto: http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=305

24 setembro 2012

As delícias de uma ópera atropelada

Todo mundo conhece o Barbeiro de Sevilha de Rossini. Mas antes, Giovanni Paisiello já havia composto uma ópera sobre Fígaro, muito bonita por sinal, e que séculos depois finalmente estreou no Brasil: http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=296

22 agosto 2012

A música e seu “Cristo de Borja”

Quando o pastiche fica mais conhecido e aclamado que a obra de arte original é porque há alguma coisa de errado no ar. A aposentada espanhola Cecilia Giménez tornou o Ecce home do desconhecido Elías García Martínez mundialmente famoso. Na música clássica, Remo Giazotto é o responsável por um dos maiores hits das salas de concertos. Sabe qual é? Leia no Site CONCERTO: http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=293

02 agosto 2012

Hamelin e o pianista de invenção

Um dos grandes concertos da temporada 2012 brasileira de concertos foi o recital solo do excepcional pianista Marc-André Hamelin.

"Hamelin deixou claro à audiência que é, acima de tudo, um músico criativo, afortunado por uma técnica espantosa e eficientíssima que faz questão de colocá-la em seu devido lugar, isto é, no segundo plano, por meio de um gestual econômico e uma atitude serena no palco. Hamelin, este pianista de invenção, tem a proeza de colocar a escuta musical no proscênio auditivo, proporcionando-nos um encantamento com a matéria musical em si".

Leia mais no Site Concerto: http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=287

06 julho 2012

O apocalipse segundo Chapela

Resenha sobre a estreia de Magnetar: Concerto para Violoncelo Elétrico e Orquestra, do compositor mexicano Enrico Chapela, parte da atual política de encomendas da Osesp
"O que se ouviu foi um ingênuo e tedioso pastiche. Em seu Magnetar Chapela contenta-se em travestir o violoncelo como uma guitarra elétrica de uma banda de heavy metal. Ao invés de explorar todo o novo mundo de sonoridades que o violoncelo elétrico potencialmente possibilita, ele apenas revisita manjados efeitos que qualquer aprendiz de rockeiro já domina. Distorções, pedal wawa, reverbs e tentativas riffs foram apresentados como se fossem um verdadeiro Eldorado musical". Leia na íntegra em: http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=283

03 julho 2012

A catarse de Cassandra

Depois de uma longa estiagem, o Ensemble InterContemporain promove concertos de música contemporânea em alto nível no Brasil. Neste link, a resenha da primeira apresentação em São Paulo, com destaque para a Cassandre, "ópera falada" de Michel Jarrel, que contou com a participação da atriz Marthe Keller (foto). Leia só: http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=282