tag:blogger.com,1999:blog-14817754.post3682553398110422241..comments2023-09-03T12:14:05.740-03:00Comments on OutraMúsica: blog de música, músicos e afins: Aplausos, para que te quero?<b>Leonardo Martinelli</b>http://www.blogger.com/profile/14267327396202364837noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-14817754.post-59759509880333445442008-01-11T14:27:00.000-02:002008-01-11T14:27:00.000-02:00Estou de acordo com você. Acho que as "regras já e...Estou de acordo com você. Acho que as "regras já existentes" não devem ser rígidas,e o melhor aplauso é aquele espontâneo...<BR/>Já lí, não me lembro onde, que esta "etiqueta" afasta muito, o público menos informado dos Concertos da Música chamada Clássica. Aliás porque a divisão entre clássica e erudita ou dazelite e daznãoelite???Angelinhahttps://www.blogger.com/profile/01154972588051487025noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14817754.post-91423170342623967532008-01-07T22:48:00.000-02:002008-01-07T22:48:00.000-02:00Pessoalmente, sinto uma enorme saudade dos tempos ...Pessoalmente, sinto uma enorme saudade dos tempos em que, na ópera, se aplaudia a cada passagem de bravura dos cantores. Era espontâneo aplaudir-se o agudo do tenot no "Vittoria, vittoria" no meio da cena pós-tortura da Tosca, enquanto a orquestra continuava e o soprano se descabelava. Tudo fazia sentido, era como se nós do público, à guisa de um coro grego sem corifeu, comentassemos a ação e o trabalho dos cantores.<BR/>Ninguém esperava que "a Donna è mobile"chegasse ao final para aplaudir.<BR/>Hoje, ficamos mais educados, por força das imposições que vieram importadas das salas de concerto, onde só se aplaude no final. Pobre Gilda, se esfalfa em seu caro nome, e ninguém aplaude porque "não fica bem", "tem de esperar a orquestra terminar, é assim que gente educada procede, etc.etc.". A coitada da filha do Rigoletto recebe uns pífios aplausos pois quando a orquestra termina, ela já saiu de cena há um tempão.<BR/> Tive, ao longo destes anos, a oportunidade de perguntar a vários cantores aqui e fora se é verdade que os aplausos lhes tiram a concentração e influem negativamente no exercício de sua arte: não houve um - ou uma - que me dissesse ser verdade. Ao contrário, o aplauso estimula a adrenalina, ao mesmo tempo em que o cantor de ópera sabe como sua arte está chegando ao público.<BR/>Meu conselho: Quando forem à ópera, mandem a elegância às favas: aplaudam sempre que acharem que devem, com direito a gritar Bravo também. Ópera não é música de câmera, são universos diferentes.Anonymousnoreply@blogger.com